26 outubro, 2015

O mundo é para ti o que tu és para o mundo.


A grande maioria das pessoas, tem o grande vício de atirar as culpas, ou seja, a batata quente aos outros ou a algo quando mais lhes convém. Eu não sou diferente. Quando surge uma dificuldadezinha, as pessoas dizem a si mesmas "Ai, coitado/a de mim! Ai, a culpa é toda da distância! Ai, a culpa é toda é toda da gravidade! Ai, a culpa é toda do aquecimento global!" e, a mais clássica é "O mundo está todo contra mim!" Não, amigos, nós é que muitas vezes estamos contra o mundo. 
Temos de meter uma coisa nas nossas cabeças: aquilo que nos acontece de mal é única e exclusivamente culpa nossa e de mais ninguém. Eu acredito cegamente que quem quer e acredita, consegue e atinge sem dificuldade. O mundo arranja sempre uma maneira de resolver os problemas se formos positivos, persistentes e, mais do que tudo, crentes naquilo que nos faz felizes. O mundo é para ti o que tu és para o mundo. Tão simples quanto isso. 
Assim, aquilo que me está a acontecer é minha e só minha por ter deixado de pensar positivo. Há que mudar a forma de pensar outra vez.

20 outubro, 2015

Oh, estranho! Tu, sim.

É possível que sejas um estranho para mim. Provavelmente, vives num lugar muito maior do que o meu. Pode ser que nunca tenhamos tido  a oportunidade de  passarmos na vida um do outro. Até podemos já nos ter cruzado e tu não teres reparado em mim, assim como eu não reparei em ti. Podemos ter falado um com o outro, mas a coisa não de proporcionou. Talvez,  o timing não tenha sido certo; não estávamos dispostos a ir mais longe por termos o coração partido;  conversámos sobre assuntos tão banais que não despertaram atenção. Enfim, uma infinidade de possibilidades.
Eu sinto que irás aparecer na minha vida no momento mais inesperado. Sabes, espero que também assim seja para ti. As melhores coisas da vida surgem quando menos esperamos.
Um dia vais olhar para mim, eu vou olhar de volta e, naquele momento, vamos perceber que devemos ficar juntos porque combinamos na perfeição como ouro sobre azul.
Seremos verdadeiros amigos. Contar-te-ei sobre as minhas aventuras, episódios e infância e adolescência, paixões e desilusões, o meu gosto pelo desenho, pintura, música, cinema, livros... Tu contar-me-às as tuas memórias de volta. Iremos falar durante horas sem nos fartarmos um do outro. Riremos juntos como perdidos das nossas tolices e, noutras alturas, iremos falar seriamente sem pingo de brincadeira.
Serás uma pessoa inteligente, generosa para com os outros, de opiniões fortes, cheia de sonhos e objetivos, de mente aberta, linda, intensa.
Às vezes irás dar-me um beijo só porque sim ou irás fazer-me umas carícias na cara de tão meigo que és de tempos a tempos. Eu dar-te-ei imensos beijinhos na depressão do olho à beira do nariz e tu deixar-me-ás fazê-lo porque sabes que eu adoro esse lugarzinho tão meu.
O teu toque irá deixar-me cheia de arrepios pelo corpo e os teus beijos serão tão intensos que ficarei trémula de desejo por ti, e só por ti. Nas noites mais frias, iremo-nos agarrar um ao outro mais na cama à procura daquele calorzinho agradável que tanto gostamos. Irei habituar-me a dormir contigo e tu também. Naqueles dias em que não dormirmos juntos, iremos estranhar e rebolar na cama à procura um do outro a meio do sono.
O teu cheiro será o meu perfume preferido assim como a tua voz será música para os meus ouvidos.   
Imagino que nem saibas, ou que não gostes de dançar sem estar com uma bebedeira enorme, mas espero que me deixes ensinar-te ou que, pelo menos, dances comigo por  saberes o quanto eu adoro dançar ao som da música, seja ela qual for.
Não serás ciumento, mas mesmo quando houver aquela pontinha de ciume, em vez de haver discussão, chegar-te-ás para mim mais do que o costume por saberes que pregar não resolve esses pequenos conflitos interiores.
Não seremos aborrecidos um para o outro e sabes porquê? Porque tu alinharás em quase todas as minhas maluqueiras do momento, assim como eu alinharei nas tuas. Há imensas coisas que se podem fazer por esse mundo fora.  Aquelas ideias brilhantes que eu tenho de vez em quando têm de ser feitas no momento e não no dia a seguir. Tu saberás disso. E nos dias em que me disseres “ai, não me apetece fazer isso!”, dar-me-às bons motivos para ficar em casa contigo.
Irei apoiar-te nos teus sonhos assim como espero que apoies os meus. Irei acreditar em ti por não me teres dado razões para o contrário e tu acreditarás em mim da mesma forma.
Irão haver discussões (e das grossas). Espero que me faças compreender quando estiver errada assim como eu espero que tenhas a capacidade de perceber quando errares. Também espero que nunca peças desculpa sem sentir que o tens de fazer assim como eu não o farei. Espero que me perdoes por ser tão agressiva e agarrada às minhas opiniões. Eu sou assim, e tu saberás dar-me a volta. Espero que partilhes as tuas ideias comigo, mesmo que eu tenha opiniões diferentes das tuas. Serão mais assuntos para debatermos com a ferocidade que nós os dois temos.
Nos dias em que eu estiver zangada espero que tu saibas lidar comigo, dando-me apenas um leve beijo, dizendo “se precisares de mim, estarei aqui” e deixando-me sozinha, porque sim, às vezes preciso de silêncio para refletir. Prometo saber lidar com o teu mau humor, da mesma forma que lidarás com o meu.
Naqueles momentos em que estiver para desistir irás dar-me boas razões para não  fazer, porque é assim, eu apoio-te a ti e tu apoias-me a mim.
Eu não espero que sejas a mesma pessoa como quando nos conhecermos para o resto da tua vida. Eventualmente, tu irás mudar e eu também. Assim, mudarei contigo e tu mudarás comigo. Cresceremos juntos e nunca separados.
Será tudo assim, eu sei.
Mal posso esperar para te conhecer, oh estranho! Tu, sim.







06 setembro, 2015

Viva às boas energias!

As pessoas andam neste mundo a agir da forma errada. Reclamam de tudo e, consequentemente, andam de mau humor, distribuindo más energias pelas pessoas que passam. Sem ofensa, eu também fui assim durante muito tempo. A vida passa num sopro e deve ser aproveitada e bem vivida. Assim, tenho tentado ser uma pessoa mais positiva, mais criativa, mais bem disposta, mas isso não é fácil e requer tempo e disciplina. Eu sei que ninguém é de ferro e que nem todas as situações são as melhores, no entanto, devem ser encaradas da melhor forma que se conseguir. O segredo é concentrar-me naquilo que quero e não naquilo que não quero. Aprendi que o nosso universo funciona como um génio da lâmpada do Aladdin, só que, concede-nos desejos ilimitados e não apenas três. Quando penso nalguma coisa, estou consequentemente a transmitir energia, um desejo. O universo responde sempre da mesma forma -  "O teu desejo é uma ordem". Isto funciona para os pensamentos bons e os pensamentos maus. Porque, não se enganem, se estivermos sempre a pensar naquela situação chata, naquela pessoa que nos perturba, naquele sítio que não gostamos, esses mesmos pensamentos vão tornar-se reais e vão acabar sempre por vir bater à nossa porta. Assim, tento rodear-me de sítios e pessoas que me fazem bem e enxoto aquilo que me faz mal. Por isso, pensamento positivo, cabeça erguida e sorriso na cara! Acredita, o universo está sempre a responder.

04 agosto, 2015

be afraid

Hoje, apetece-me falar mal. Mas, como sabes, este ato é mais do que justificado. Tenho-me contido nestes últimos meses pensando, "esta raiva vai acabar por passar". Não vai passar tão cedo e, para começar a libertar-me, preciso de descarregar estes sentimentos negativos de alguma forma. Não derramei uma lágrima que fosse desde aquele dia e tenho-me mantido fria e indiferente até agora. A verdade é que, olhando para trás, consigo apenas lembrar-me dos momentos maus e das tuas atitudes péssimas. Só consigo sentir-me idiota por te ter dado tanto crédito, por ter acreditado em ti, por te ter apoiado em tudo sem sequer mereceres. 

Andas por aí todo feliz da vida como se nada de tivesse passado, bem vi. Não te esqueças que eu te conheço melhor do que ninguém, melhor do que a tua própria mãe. Por mais que conseguisses tentar mentir-me, era impossível. E, quando te sentias incomodado com algo, ou, quando estavas em baixo, nem precisavas de me dizer nada. Todos os teus tiques, expressões faciais e olhares estão bem presentes na minha memória, infelizmente. Não penses que eu não sei o que pensas mesmo estando separados por milhentos quilómetros de distância. Eu vejo-te.

Lembras-te de uma conversa que tivemos sobre as mulheres terem sempre uma opção de reserva durante uma relação? Ri-me na tua cara porque achei aquela conversa ridícula. E era. Mas, afinal quem tinha uma segunda opção eras tu e não eu. Espero sinceramente que fiques com essa moça porque esta sempre andou atrás de ti feita esquilo atrás de uma bolota. Pode não ser bonita, pode não ter o corpo que tu próprio exigias que eu tivesse mas,  não te enganes, não vais encontrar ninguém que goste tanto de ti como ela. Qualquer outra que consideres melhor, vai ter a inteligência para te deixar sozinho e vazio.


Não preciso de um agressor na minha vida e as outras também não. Não vou deixar que outra desgraçada passe pelo terror que eu passei naquele dia.

Andas feliz pela minha cidade e isso enoja-me completamente. Tu nem estás à espera do raio que te vai cair em cima.


08 abril, 2015

Seguir caminhos diferentes


Andamos nós numa roda viva, sem parar e sem saber como acabar com este vício. Sempre pensei que esta situação poderia mudar para melhor, mas não muda, nem para melhor, nem para pior. A culpa é sempre minha, dizes tu, e a culpa é sempre tua, digo eu. Mas, ainda sou capaz de ouvir as tuas queixas e reconhecer que, apesar de tudo, a culpa não é de uma pessoa só. Sou complicada, eu sei, mas quando penso que tenho razão, defendo-me com tudo o que tenho. E acabo por dar-me mal à conta disso. Ultimamente só nos criticamos um ao outro e, eu sei que pensas nos meus defeitos a toda a hora, assim como eu penso nos teus.


Como disse a uma amiga há anos atrás no meu tempo de caloira, as relações passam a ser péssimas a partir dos 5 anos. Há quem consiga viver na infelicidade de estar numa relação que parece não ter saída e há outros, como eu, que põe um ponto final por gostarem mais de si do a pessoa que está ao nosso lado. E é assim que deve ser. Como o outro dizia, "se eu não gostar de mim, quem gostará"? 

Um dia, não tanto longínquo, disseram-me que as mulheres são superiores aos homens. Os homens são criaturas simples, enquanto as mulheres são muito mais complexas. Pensam a toda a hora e, por isso, têm a necessidade e são conhecidas por falarem demasiado. Precisamos, inevitavelmente, de deitar os nossos pensamentos para fora, de aliviar a mente, enquanto o homem se mantém calado e stressado por dentro. Não é suposto apoiarmos-nos mutuamente e darmos os nossos conselhos da melhor forma que pudemos? Somos compreensivas, cuidadoras, observadoras, pensamos nos outros, temos uma visão mais detalhada do que nos rodeia, comunicamos melhor, gostamos de segurança, pensamos muito no futuro e na  pessoa que os queremos tornar... Não que os homens não tenham boas qualidades, porque têm. Precisamos de saber reconhecer as diferenças entre nós e eles para estarmos preparadas e não nos chatearmos com atitudes que já estão incutidas nos homens em geral. Mas, meus amigos, apesar dessa força física toda que vocês tentam mostrar para nos abafar, não nos chegam aos calcanhares. Quem passa por uma gravidez e dá à luz, pode dizer: "nunca irás aguentar aquilo que eu já aguentei" (não que eu tenha passado por uma, mas tenho um dom e pretendo usá-lo um dia). Por isso, nesse aspecto, começo a concordar com a minha amiga.

Isto tudo para dizer que chegou a nossa hora. Chegou a hora de pensarmos em nós próprios e deixarmos de nos pôr mais em baixo  do que já estamos. Eu funciono assim, e tu funcionas de outra maneira. Chegámos à infeliz conclusão de que não somos compatíveis e que não dá para continuar mais. É muito difícil encontrar compatibilidade entre homem e mulher, mas espero que encontres a tua e eu encontre a minha. Sinto muito.