08 abril, 2015

Seguir caminhos diferentes


Andamos nós numa roda viva, sem parar e sem saber como acabar com este vício. Sempre pensei que esta situação poderia mudar para melhor, mas não muda, nem para melhor, nem para pior. A culpa é sempre minha, dizes tu, e a culpa é sempre tua, digo eu. Mas, ainda sou capaz de ouvir as tuas queixas e reconhecer que, apesar de tudo, a culpa não é de uma pessoa só. Sou complicada, eu sei, mas quando penso que tenho razão, defendo-me com tudo o que tenho. E acabo por dar-me mal à conta disso. Ultimamente só nos criticamos um ao outro e, eu sei que pensas nos meus defeitos a toda a hora, assim como eu penso nos teus.


Como disse a uma amiga há anos atrás no meu tempo de caloira, as relações passam a ser péssimas a partir dos 5 anos. Há quem consiga viver na infelicidade de estar numa relação que parece não ter saída e há outros, como eu, que põe um ponto final por gostarem mais de si do a pessoa que está ao nosso lado. E é assim que deve ser. Como o outro dizia, "se eu não gostar de mim, quem gostará"? 

Um dia, não tanto longínquo, disseram-me que as mulheres são superiores aos homens. Os homens são criaturas simples, enquanto as mulheres são muito mais complexas. Pensam a toda a hora e, por isso, têm a necessidade e são conhecidas por falarem demasiado. Precisamos, inevitavelmente, de deitar os nossos pensamentos para fora, de aliviar a mente, enquanto o homem se mantém calado e stressado por dentro. Não é suposto apoiarmos-nos mutuamente e darmos os nossos conselhos da melhor forma que pudemos? Somos compreensivas, cuidadoras, observadoras, pensamos nos outros, temos uma visão mais detalhada do que nos rodeia, comunicamos melhor, gostamos de segurança, pensamos muito no futuro e na  pessoa que os queremos tornar... Não que os homens não tenham boas qualidades, porque têm. Precisamos de saber reconhecer as diferenças entre nós e eles para estarmos preparadas e não nos chatearmos com atitudes que já estão incutidas nos homens em geral. Mas, meus amigos, apesar dessa força física toda que vocês tentam mostrar para nos abafar, não nos chegam aos calcanhares. Quem passa por uma gravidez e dá à luz, pode dizer: "nunca irás aguentar aquilo que eu já aguentei" (não que eu tenha passado por uma, mas tenho um dom e pretendo usá-lo um dia). Por isso, nesse aspecto, começo a concordar com a minha amiga.

Isto tudo para dizer que chegou a nossa hora. Chegou a hora de pensarmos em nós próprios e deixarmos de nos pôr mais em baixo  do que já estamos. Eu funciono assim, e tu funcionas de outra maneira. Chegámos à infeliz conclusão de que não somos compatíveis e que não dá para continuar mais. É muito difícil encontrar compatibilidade entre homem e mulher, mas espero que encontres a tua e eu encontre a minha. Sinto muito.

0 make up your thoughts: