14 novembro, 2011

minha cela

Uma vez li um livro da Joddi Picoult chamado “Compaixão”. São duas histórias, duas relações, dois amores diferentes que lá estão retratados .  
A primeira relação basei-se no respeito, na amizade, no orgulho, na integridade, no afecto, num sonho que qualquer pessoa pretende realizar. A realidade é que por mais perfeita que fosse esta relação, um contribuía mais do que o outro, dava mais de si. Há sempre um que ama mais do que o outro.
A segunda relação é uma relação cómoda, baseada na segurança e estabilidade e rotina, com planos sempre traçados, nunca havendo grandes discussões, nunca havendo nada de mal a apontar. No meio surgiu uma rapariga de cabelos negros e encaracolados, com um ar selvagem, trabalhadora, aventureira, totalmente livre de preocupações e pressões, culta, sonhadora, que acordava sem saber o que ia fazer durante o dia ou que pessoas ia conhecer, protótipo daquilo que o chefe da polícia sempre tinha sonhado ser. Amava uma porque lhe dava estabilidade, era amável, organizada, bonita, frágil, preenchia os requisitos do que uma mulher, dona de casa e mãe de filhos deve ter. Por outro lado amava a segunda porque era símbolo da liberdade que sempre tinha querido ter, das viagens que queria fazer, das montanhas que queria explorar, de uma lufada de ar fresco que sonhava experimentar. Uma pessoa que ama outras duas depara-se sempre com o dia em que tem de escolher uma. É feito mentalmente uma lista de virtudes, defeitos, consequências, o que dá mais jeito e o que é descartável. Neste caso, se deixasse a mulher para ficar com a amante, a amante iria passar para o papel de esposa e deixaria de ter aquelas qualidades que tanto gostava nela. Foi esperto o suficiente para se redimir e pedir o perdão que não merecia.




P.S: Meu amor, foste o primeiro e tiveste tudo o que podia dar de mim e consigo perceber que tenhas amado as duas por inteiro e de formas diferentes. Não percebo é porque é que tiveste de escolher segunda.




The Perishers
Trouble Sleeping (acústico)

1 make up your thoughts:

m disse...

nice music meu amor